Quem Somos

A Coudelaria Alegria dos Pinhais iniciou o seu programa de criação de Cavalos Puro Sangue Lusitano após um longo período de observação e visitas aos principais criadores de Puro Sangue Lusitano no Brasil e em Portugal, os dois principais países em termos de quantidade e qualidade desta maravilhosa raça.

Muitos indivíduos das diversas linhas de sangue foram montados e analisados em termos de morfologia, tamanho físico, força, leveza e potência de trote e galope, amplitude de passo, flexibilidade, disposição física e mental, e finalmente a habilidade de suportar as pressões impostas pelo cavaleiro em exercícios diversos.

 

 

A nossa seleção de éguas se iniciou com compras específicas no Brasil e somente após alguns anos iniciamos as compras com investimentos maiores em Portugal. Conversamos com muitos criadores, usuários e admiradores do Cavalo Puro Sangue Lusitano, mas seguimos a nossa própria crença com relação a melhoria deste fabuloso cavalo.

Desde o início, nós nunca nos limitamos a utilizar apenas os garanhões de nossa propriedade, mas muito pelo contrário, nós escolhemos utilizar os melhores garanhões disponíveis para servir às nossas éguas.



 

O objetivo era e é de aprimorar a seleção do Cavalo Puro Sangue Lusitano e saber se todas essas qualidades estavam vinculadas a linhas de sangue específicas ou apenas a indivíduos de maneira aleatória. A conclusão até agora é que como a própria natureza não há uma única e simples verdade, mas existe sim tendências transmissíveis geneticamente que podem em muito ajudar na seleção de melhores Cavalos Puro Sangue Lusitanos.
Consideramos que nosso diferencial é o fato de que todos que trabalham conosco perseguem o mesmo ideal e amam o que eles fazem e principalmente o Cavalo Lusitano e que a nossa paixão, seriedade e responsabilidade para com a raça irá assegurar homogeneidade e funcionalidade aos nossos produtos e um gradativo aumento no sucessos de nossos cruzamentos que já é uma realidade nos dias de hoje. Sempre estaremos extremamente focados em produzir cavalos com o maior desempenho esportivo possível sem que se perca a tipicidade, a graça e os padrões raciais do Cavalo Puro Sangue Lusitano.
 
 

O resultado prático de nossa filosofia de trabalho é que em menos de dez anos, a Coudelaria Alegria dos Pinhais tem produzido animais de qualidade internacional para diversas modalidades de equitação, com diversos potros e cavalos já exportados para os EUA. O maior reconhecimento do nosso sério programa de criação foi a iniciativa do juiz português Luiz Luppi de se formar um consórcio de Criadores Portugueses para comprar dois de nossos potros para no futuro servirem de garanhões em Coudelarias Portuguesas.A missão da Coudelaria Alegria dos Pinhais é de perseguir com obstinação a produção de um cavalo Lusitano moderno e funcional, apto e reconhecido por suas habilidades esportivas nas diversas classes de competições internacionais, e um comprometimento total quanto a ética, transparência e honestidade junto aos nossos clientes nacionais e internacionais.

​Sabemos do longo e custoso caminho à nossa frente, mas temos como crença um grande e promissor futuro para o Cavalo puro Sangue Lusitano nas diversas competições esportivas e a Coudelaria Alegria dos Pinhais estará entre os melhores criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano do mundo, usufruindo com alegria e contentamento este nobre momento.A Coudelaria Alegria dos Pinhais deseja estar na lembrança de todas as pessoas relacionadas com o Cavalo Puro Sangue Lusitano como um sinônimo de qualidade e melhoramento genético e também como um criatório aonde a Alegria e Prazer de montar um Puro Sangue Lusitano é vivida e agradecida no mais comum de nossos dias.Somos sem dúvida abençoados por podermos criar e conviver com criaturas de tal energia e exuberância. Viva o Puro Sangue Lusitano! Sucesso aos nossos amigos e admiradores.